Must-Watch Videos – Anders Hejlsberg

Todo mundo já ouviu falar de role-model? É uma pessoa que serve de exemplo de comportamento. No mundo profissional, o meu role-model é Anders Hejlsberg.

anders Anders Hejlsberg (nome complicado de pronunciar e escrever) é Microsoft Technical Fellow e criador de ferramentas de desenvolvimento e linguagens de programação. Ele é também chief designer da linguagem C# e um dos principais participantes no desenvolvimento do .NET Framework.

Antes de trabalhar com C# e com o .NET Framework, Hejsberg foi o arquiteto de desenvolvimento do Visual J++ e do Windows Foundation Classes.

Hejlsberg foi um dos primeiros empregados da Borland e foi o autor original do Turbo Pascal, uma IDE revolucionária (era muito bom) e também chief architect do Delphi.

Na minha opinião, os feitos desse gênio modificaram a maneira com que trabalhamos com Frameworks e linguagens de programação.

Vou enumerar abaixo alguns dos vídeos que acredito serem obrigatórios para conhecer essa “figura”.  Os vídeos, além de mostrar a geniosidade de Anders, também é muito útil para entender conceitos sobre Generics, LINQ e Dynamic Programming.

1 - MSDN TV: Whiteboard with Anders Hejlsberg

No evento Tech-Ed de 2004 Anders responde as questões de alguns desenvolvedores e escreve alguns exemplos em um quadro. É interessante perceber a qualidade das perguntas e a maneira simples com que Hejlsberg as responde. Diversos assuntos são comentados, incluindo: generics, herança múltipla, parâmetros opcionais e outros.

É interessante perceber que na época ele não achava que os parâmetros opcionais, agora presentes no C# 4.0, seriam necessários, visto que podemos sobrecarregar métodos.

Link: http://bit.ly/4Z2qLe (Tamanho: 153MB)

2 – Channel 9: LINQ

Em um papo descontraído Anders fala sobre o LINQ, que é um conjunto de extensões para o .NET Framework que engloba operações de consulta, projeção e transformação integradas às linguagens. O LINQ foi uma inovação e tanto e também alterou a maneira de escrevermos código que realizam acesso a dados.

Data != Objects ? Com LINQ não !

Link: http://bit.ly/4AwCTg (Streaming)

3 – MSDN Spotlight: .NET Language Integrated Query (LINQ) Framework Overview

Esse vídeo é uma apresentação no Tech-Ed de 2007 e apesar de possuir alguns assuntos semelhantes ao vídeo #2 contém também explicações sobre o LINQ Framework, que inclui: LINQ to Objects, LINQ to Datasets, LINQ to SQL, LINQ to Entities e LINQ to XML.

Alguns demos sobre LINQ to Objects, LINQ to SQL e LINQ to XML são demonstrados. Vale a pena conferir.

Link: http://bit.ly/5sCNIe (Streaming)

4 – Channel 9: Future of C#

Esse é um dos meus vídeos favoritos e é uma apresentação no PDC de 2008 e que mostra a inclusão de Dynamic Programming no C#, parâmetros opcionais, compilador como um serviço e também a idéia de co-evolução entre as linguagens C# e VB.NET.

Link: http://bit.ly/6Tqq2k (Streaming)

Obs: No PDC de 2009 o Luca Bolognesi, responsável pelas linguagens C#, VB.NET e F# fez uma apresentação basicamente mostrando os mesmo assuntos. É um outro vídeo bem interessante.

Link: http://bit.ly/6FSA1X (Streaming)

Espero que gostem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário