Metodologia de Estudos para Exames de Certificação

Recentemente tive a felicidade de passar em mais um exame de certificação da Microsoft. Essa semana prestei o exame 70-502 e agora possuo a certificação MCTS em WPF para o .NET Framework 3.5. Fiquei super feliz já que passei um tempo estudando sobre o assunto. :-)

Esse post não tem o objetivo de falar absolutamente nada sobre o exame (NDA), mas quero compartilhar aqui a metodologia de estudos que utilizo para aprender sobre os assuntos dos exames de certificação e que vem funcionando muito bem até então.

Essa metodologia foi inventada por mim mesmo depois que percebi que esquecia alguns assuntos ou não conseguia absorvê-los de maneira satisfatória.

1 – Training Kit

O primeiro passo é comprar um Training Kit referente ao exame que você deseja prestar. Veja a seção Preparation Materials na página do exame que deseja prestar (veja esse exemplo).

Aqui darei uma pausa para uma particularidade: compre o livro em Inglês. Ok, Ok, os desenvolvedores mais experientes vão dizer “Ah, Ari, isso é óbvio”, mas se você é um deles não leia o próximo parágrafo.

Aprender a ler textos em Inglês é fundamental para todo desenvolvedor. Particularmente não gosto de ler livros em Português pois já me acostumei com alguns termos da outra língua, o que ajuda muito também quando precisamos encontrar a solução de um problema na internet ou ler a documentação do MSDN (que também prefiro a versão em Inglês).

2 – Primeira leitura

Essa primeira leitura tem por objetivo familiarizá-lo com a tecnologia. Portanto, faça uma leitura com calma entendendo os assuntos apresentados, prestando atenção mas não se aprofundando muito. Faça também os exemplos práticos e os exercícios de cada lição ou capítulo.

Se tiver dúvidas em algum tópico leia a documentação existente na MSDN Library. Se não encontrar sua dúvida por lá, sugiro os fóruns do MSDN.

Se você perceber que existe algum ponto bem importante ou fácil de esquecer (nome de propriedades, métodos ou outros) dobre o canto superior da página (esquerdo ou direito, depende da página) do livro. Epa, você me pergunta neste momento “Pô Ari, vou estragar meu livro?”, e eu respondo “Sim, mas nem tanto, isso irá ajudá-lo muito depois”.

Nessa etapa eu sugiro fazer a leitura de 3 capítulos por semana, mas se tiver tempo leia mais.

3 – Segunda leitura

A segunda leitura tem por objetivo reforçar os conteúdos que você provavelmente esqueceu ao ler na primeira vez, aprofundar melhor o assunto e também resumir o conteúdo do livro.

Para a segunda leitura pegue um lápis e uma borracha e leia novamente o livro inteiro sublinhando os conteúdos importantes dos textos das lições em forma de resumo.

Sublinhe as partes do texto que considera essenciais para entender a explicação sobre um determinado assunto.  Aqui existe uma regra: as partes sublinhadas devem ter uma certa coerência, ou seja, devemos entender o assunto somente lendo as mesmas. É difícil, mas com o tempo você se acostuma e consegue fazer isso bem rápido.

Faça novamente os exercícios das lições, mas agora (opcional) marcando com o lápis a resposta.

Se necessário, dobre os cantos da página nos pontos que considera importantes.

4 – Practice Tests

Faça todos os testes práticos disponíveis, comece com o modo de estudo e depois vá para o modo de certificação (se existirem em seu Training Kit).

Comece com testes de 15 questões e depois vá aumentando para 30, 50, 100, e 200. Se sentir necessidade, tente fazer com mais questões (se existir).

Nessa etapa você provavelmente sentirá dificuldade em algumas questões e irá perceber que a solução não existe no livro. Complemente então seus estudos lendo a documentação do MSDN Library, lendo blogs de MVPs e especialistas no assunto e também artigos diversos na internet.

De preferência faça os testes práticos na semana anterior ao exame.

5 – Terceira Leitura

A terceira leitura é realizada mais rapidamente para reforçar novamente os assuntos. Leia somente as partes que você sublinhou com o lápis e também o resumo do capítulo já existente nos finais de capítulos ou sessões.

Você irá perceber aqui o quanto riscar seu livro te ajudou. :-)

De preferência essa leitura deve ocorrer 2 dias antes ou na véspera do exame, dependendo do tamanho do Training Kit.

6 – Exame

No dia do exame tente chegar pelo menos 2 horas antes e faça a leitura das partes sublinhadas daquelas páginas que você dobrou.

Observação

Complemente os estudos com experiência de trabalho, ou seja, tente participar no desenvolvimento de aplicações que utilizam a tecnologia que será avaliada no exame. Se não tiver essa oportunidade, crie problemas diversos e tente resolvê-los usando a tecnologia.

Boa sorte !

Dúvidas, sugestões ou críticas são bem-vindas. :-)

Get Started with Certification – FAQ
http://bit.ly/9ShVC8

2 comentários:

  1. Me pareceu ser muito boa essa sua metodologia, Ari!!
    Vou tentar seguir... Depois falo de como foi o meu resultado! =]
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica, vou utilizar !!!

    ResponderExcluir